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Discografia

ARAÚJO VIANNA

ARAÚJO VIANNA Prêmio Açorianos 1994 como o melhor trabalho em música erudita no Rio Grande do Sul.

 

 

ARAÚJO VIANNA POR OLINDA ALLESSANDRINI
E ADRIANA ALMEIDA

REPERTÓRIO:

Obras para Piano
1. Estudo de Concerto
2. Gavota
3. Giga
4. Prelúdio
5. Presto
6. Improptu, opus 3
7. Rêverie, opus 17 nº 1
8. Dança, opus 17 nº 2
9. Espanha!, opus 17 nº 3
10. Marcha Humorística, opus 17 nº 4
11. Festa Napolitana, opus 17 nº 5

Obras para Voz e Piano
12. Amor
13. Maria
14. Prière au Printemps
15. Sur l’Eau
16. Je t’aime Ninon
17. L’Amour au Printemps
18. Primi Palpiti, opus 45
19. Hai mai pensato?
20. Ninna-Nanna, opus 12
21. Romanza del Dolore, opus 18
22. Un Organetto...
23. Ave Maria

 

INFORMAÇÕES SOBRE O CD
José de Araújo Vianna nasceu em Porto Alegre em 1871. Seguindo tradição familiar, estudou música desde criança. Pianista e camerista atuante na vida musical de Porto Alegre, seu interesse pela composição o levou a buscar aperfeiçoamento no Conservatório de Milão, Itália. Esteve também em Paris, tendo sido aluno de Massenet. Mantinha viagens constantes a Buenos Aires, São Paulo e Rio de Janeiro, onde sua ópera Carmela foi encenada por várias vezes, com grande sucesso. Em Porto Alegre, participava de um círculo de intelectuais que cultivava a cultura francesa. Faleceu em 1916.

No texto que acompanha o CD, Olinda Allessandrini descreve assim sua experiência:

Ao ser convidada para transformar em sons o legado musical pianístico de Araújo Vianna, aceitei com entusiasmo, gerado – tenho certeza – pela aventura da descoberta. Afinal, há quantas décadas estas páginas estavam quietas e silenciosas, meras páginas brancas codificadas por tão estranho alfabeto – a notação musical. Em minha função de intérprete, encontrei pela frente um grande desafio. Imaginar nossa Porto Alegre, há quase um século, em pleno limiar do Século XX; tentar colocar-me entre o grupo de intelectuais fascinados pela cultura européia – entre os quais Araújo Vianna – e com eles cultivar a música de Debussy e os textos de Mallarmé; saber que as tendências nacionalistas estavam ainda tão distantes no tempo e no espaço; vivenciar os sucessos do pianista e compositor, e os desgostos de um final de vida tão solitário, tudo isto gerou um mundo de reflexões que, incorporadas à minha bagagem de vida, resultaram nas interpretações das obras que fazem parte deste CD. Parafraseando o escritor José Antônio Pinheiro Machado, eu diria que as partituras, para o músico, são tão indispensáveis como uma bússola em alto mar. Mas partituras e bússolas são instrumentos inúteis se não houver, para decifrá-las, um timoneiro de certezas inabaláveis.